Produção por Café Expresse

Vamos falar sobre branding?

Palavrinha que está na moda, mas que nunca deveria sair de moda. Trocando em miúdos, branding é a soma de todos os esforços feitos para lançamento e sustentação de uma marca no que tange a sua imagem no mercado que irá se posicionar (leia-se produto e/ou serviço). Aqui falamos de valores, personalidade e voz da marca, criação da identidade visual (logo, cores, tipologia), planejamento estratégico para o lançamento mais assertivo possível, associações com embaixadores do seu negócio, ações promocionais adequadas aos seus objetivos, posicionamento claro e ocupação deste lugar, entre outras ações. É uma alquimia que necessita dar certo e, para isso, é fundamental dedicação de tempo para cada uma das etapas aqui citadas. A pressa aqui é mesmo inimiga da ação.

Como criaremos vínculo com o público-alvo que desejamos, ou como seremos vistos pelo mercado em que atuamos? Quer ter visibilidade da sua marca? Deseja que o seu negócio seja duradouro e esteja preparado para se destacar da sua concorrência? Para todas essas perguntas, a resposta é a mesma: invista em branding. Não falo apenas de investimento financeiro, não é apenas sobre dinheiro. Mas, principalmente, é perceber a relevância que esta fase terá na sustentação do seu negócio.

Quantas empresas diminuem seu mercado por deixar de narrar corretamente seu produto/serviço ao seu mercado? Quantos negócios se perdem no caminho por se distanciarem da sua essência? O branding é a raiz do seu negócio, é ele que vai sustentar todas as ações que farão parte desta jornada. Ajustes, atualizações, novas perspectivas (ou o conhecido re-branding) são super bem vindos, mas isso só será possível se já tivermos partido de algum ponto, se já tivermos uma história para contar. É aquela velha máxima “quando não sabemos a que porto estamos indo, qualquer vento é favorável” (Sêneca).

Quando chegou a fase de definição do press kit para lançamento da HOYO, muitas opções foram consideradas. A escolha por um presente manual, artesanal, personalizado e único em sua forma, está em total sintonia com a proposta e propósito da marca: oferecer um atendimento único, diferenciado, customizado, sob medida. Será que um presente feito de maneira industrializada, em larga escala, conseguiria transmitir os valores da marca? Aqui é apenas um exemplo do branding aplicado em forma de objeto. Mas o pulo do gato começa bem antes, e se inicia na proposição do que queremos e para quem desejamos nos comunicar.

 

Me conta, faz sentido? É isso que o branding propõe; se fizer sentido para a sua marca – considerando todas as variáveis que falamos acima – é bem provável que você esteja no caminho certo.

 

Um abraço,

Mariuche Ismerim

CEO | HOYO Brand

 

 

 

Compartilhe!

Artigos Recentes

Vamos juntos transformar
ideias em ações

Scroll to Top